SISTEMA FOTOVOLTÁICO | ENERGIA SOLAR
Como funciona o sistema fotovoltáico?
Composto por painéis solares fotovoltaicos que utilizam células contendo um material semicondutor.
Por que escolher um sistema solar fotovoltaico?
Conheça as principais razões e vantagens para instalar um sistema de geração de energia solar.
Cuidados durante a instalação do sistema fotovoltaico
Deve ser realizada por empresas capacitadas e especializadas no segmento de energia solar.
Orçamento para sistema fotovoltáico
Economize e reduza sua conta de energia com a JC Ar & Solar para residências, comércios e indústrias e gere sua própria energia.
Como funciona o sistema fotovoltaico?
O sistema fotovoltaico é composto por painéis solares fotovoltaicos que utilizam células contendo um material semicondutor, o mais utilizado é o silício, para capturar a energia do sol e converter a radiação solar em eletricidade.
Quando a luz atinge a célula, uma certa quantidade de energia é absorvida pelo material semicondutor, soltando os elétrons, as partículas carregadas negativamente que formam a base da eletricidade.
A grande maioria das células fotovoltaicas possuem duas camadas de material semicondutor, uma positiva e outra negativa.
Quando a luz incide sobre o semicondutor, o campo elétrico na junção entre essas duas camadas faz com que a eletricidade flua, gerando corrente contínua.
Os painéis elétricos solares fotovoltaicos não requerem luz solar intensa para funcionar, o que significa que você ainda pode gerar eletricidade em dias nublados, porém, em geral, quanto maior a intensidade da luz, maior o fluxo de eletricidade.
Como a eletricidade é convertida para uso
Para a eletricidade ser convertida para uso, a corrente contínua precisa ser convertida em corrente alternada para que possa ser usada em um prédio residencial; isso é feito por um inversor.
A eletricidade AC então passa pelo medidor de geração, que mede quanta eletricidade foi criada, e para a unidade consumidora, onde pode ser alimentada na propriedade para uso ou exportada de volta para a rede nacional por meio do medidor de eletricidade.
Um sistema fotovoltaico típico de montagem em telhado conectado à grade consiste em vários componentes.
Um sistema solar fotovoltaico é composto por vários elementos, os principais são:
Painel solar ou ladrilho
O painel solar é o coração de todos os sistemas fotovoltaicos.
Inversores
Os inversores convertem a corrente DC produzida pelos painéis solares em corrente AC, que é então alimentada no fornecimento de eletricidade para uso doméstico, com qualquer excesso de eletricidade realimentado na rede elétrica nacional.
Medidores de geração/Sistemas de monitoramento
Para estar em conformidade com os regulamentos e se qualificar para o pagamento de tarifas de alimentação, você precisa de um medidor ou sistema que registra com precisão o total de kWh de eletricidade