Manutenção de energia solar: como fazer?
A manutenção de energia solar é simples, acessível e importante para que o sistema continue funcionando conforme o esperado.
Deixar de fazer a devida manutenção periódica é um equívoco relativamente comum e que pode custar caro. Tendo em vista que, a manutenção preventiva é mais acessível que a manutenção emergencial por estar com alguma peça do sistema quebrada.
Entender o que é a manutenção e sua importância faz toda a diferença para que não cometa erros em relação ao seu sistema fotovoltaico.
O que é manutenção de placas solares?
A manutenção de placas solares consiste na análise de performance das placas, inspeção visual, eventual limpeza para remover folhas e resíduos que possam dificultar a captação de raios solares, ocasionando perda de eficiência na produção de energia.
Ao longo da manutenção, o profissional responsável faz a inspeção visual dos equipamentos, visando detectar precocemente indícios de danos. Além de identificar se ocorreram arranhões, rachaduras e outros danos nos equipamentos.
Dessa forma, a equipe responsável poderá realizar toda a análise para que faça a devida manutenção, com o intuito de evitar perda na eficiência do sistema, por exemplo.
Qual a importância de fazer a manutenção de energia solar?
A manutenção do sistema de energia solar residencial é de suma importância, por garantir que o sistema funcione com a qualidade pretendida desde sua instalação.
Perceba que, folhas, sujeira, arranhões e danos nas placas solares e outros componentes do sistema fotovoltaico trazem prejuízo para a produção de energia.
O que faz com que o sistema perca a eficiência na geração de energia diária, consequentemente, trazendo prejuízos para quem utiliza a energia gerada no imóvel.
Portanto, a manutenção de energia solar é um cuidado necessário para que seja possível garantir um sistema eficiente, com peças em pleno funcionamento e alta eficiência de produção de energia.
O ideal é fazer a manutenção uma vez por ano ou a cada seis meses, dependendo de uma série de fatores. Cada sistema tem uma realidade que precisa ser analisada antes de decidir a periodicidade ideal.
Todavia, seguir a recomendação da equipe técnica que fez a instalação se mostra a melhor opção para uma manutenção eficiente.
Tipos de manutenção do sistema fotovoltaico
Existem três tipos de manutenção do sistema fotovoltaico: a preditiva, a preventiva e a corretiva.
Na manutenção preditiva é feita uma análise do sistema, visando identificar arranhões, danos, peças com funcionamento inadequado e outros eventuais problemas que precisam de correção.
A preventiva é a manutenção que deve ser feita periodicamente, para garantir que todo o sistema esteja sempre funcionando com eficiência. O que consiste em limpeza de placas e análise do funcionamento dos equipamentos.
A manutenção corretiva é aquela que é solicitada quando eventualmente a manutenção preventiva não foi capaz de detectar um dano, falha, ineficiência ou até mesmo não é feita na periodicidade devida.
É útil destacar que a manutenção corretiva costuma ser mais cara, fazendo com que não valha a pena deixar de fazer a manutenção periódica com o intuito de economizar.
Como é feita a manutenção de energia solar?
A manutenção costuma ser feita analisando as condições de funcionamento dos equipamentos e promovendo a limpeza das placas solares.
A limpeza é uma parte muito importante da manutenção de energia solar, visando evitar que sujeiras se acumulem nas placas solares, diminuindo a eficiência de produção de energia.
É preciso tirar folhas, eventuais dejetos e sujeiras que se acumulam ao longo do ano. Por isso, a equipe usa esponja macia, panos macios e faz a lavagem das placas.
Com o intuito de garantir que a superfície esteja completamente limpa, para que possa captar luz solar e produzir energia limpa.
Precisando de qualquer tipo de manutenção de energia solar? Entre em contato com a equipe JC e tenha um time técnico qualificado te auxiliando.