Quantas placas solares preciso na minha casa?

Quem busca um projeto de energia solar residencial eficiente normalmente se preocupa em relação ao número de placas que precisa no imóvel.

Todavia, esta pergunta pode ser respondida assertivamente de diferentes formas. Uma vez que, é preciso analisar o consumo de energia do imóvel e o tipo de placa a ser instalada.

Para te ajudar a ter uma noção, nós trouxemos algumas informações úteis que vão elucidar sua dúvida.

O que é a placa solar fotovoltaica?

A placa solar fotovoltaica é uma peça instalada no telhado ou em outra superfície, que é excitada pela radiação solar, gerando energia para o uso no imóvel.

Portanto, é uma das peças principais de um sistema solar fotovoltaico, por ser a responsável pela captação da radiação que poderá gerar energia para uso na propriedade.

O posicionamento correto da placa faz a diferença para que possa aumentar a produtividade. Além disso, a combinação de elementos no sistema fotovoltaico também é importante.

Tendo em vista que, é preciso evitar o desperdício da energia que foi gerada no imóvel. Em outras palavras, a eficiência de geração de energia no imóvel não é exclusivamente dependente das placas usadas no sistema.

Como funciona a placa solar fotovoltaica?

A placa solar fotovoltaica tem uma capacidade máxima de geração de energia, de acordo com a sua composição, posicionamento de instalação e também de acordo com a qualidade dos componentes da placa.

Uma boa placa coleta fótons da luz solar que se colidem com os átomos de silício da placa e outro semicondutor, gerando o deslocamento de elétrons que origina a corrente elétrica.

Esse processo descrito tem como nome “efeito fotovoltaico” que é a geração da energia elétrica, que será convertida pelo inversor em energia que pode ser usada no imóvel.

De quantas placas solares preciso na minha casa?

A resposta sempre dependerá de qual é o consumo de energia em seu imóvel! Uma residência com consumo mensal de 300 kWh precisa, em média, de 6 módulos para totalizar 3,3 kWp.

Já um imóvel com consumo de 800 kWh precisa de 15 placas totalizando 8,25 kWp. Mas é importante saber que o cálculo não é basicamente o consumo do imóvel versus a capacidade produtiva da placa solar.

Tendo em vista que, é preciso considerar a instalação, visando observar se o ângulo em que a placa será posicionada proporciona a máxima eficiência de geração de energia, por exemplo.

Bem como, um bom profissional considera qual é a incidência de raios solares na região, visando garantir que o número de placas seja capaz de suprir a demanda do imóvel.

Na conta também entra uma margem visando produzir mais energia que o consumo atual do imóvel, por ser comum que após a instalação os moradores mudem um pouco os hábitos gerando um pequeno aumento no consumo de energia da propriedade.

Portanto, é fundamental ter bons profissionais envolvidos em seu projeto de energia solar residencial. Para que possa ter um cálculo assertivo, que garanta a produção suficiente para sua demanda atual.

Como escolher placas solares fotovoltaicas

A escolha das placas solares fotovoltaicas depende da demanda de energia do imóvel, disponibilidade de área para instalação, orçamento e outros fatores.

Além disso, no projeto de energia solar residencial quem faz a escolha da placa é a equipe técnica, que identifica a necessidade do imóvel e oferece o que é melhor para o cliente.

Portanto, é necessário encontrar uma boa equipe que seja capaz de oferecer orientações confiáveis. Conte com o time JC para desenvolver seu projeto de energia solar residencial, visando obter um sistema eficiente, durável e que traga ótimo retorno sobre o investimento feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *