Câmara fria: o que é e como funcionam câmaras frigoríficas

A utilização de câmara fria é importante e necessária em diversos imóveis. Tendo como objetivo garantir o armazenamento adequado de uma série de itens, na temperatura que é ideal para sua conservação.

Para quem tem curiosidade ou está pensando em montar uma câmara fria, nós trouxemos dicas e informações úteis, que vão ajudar a utilizar a câmara fria no dia a dia.

O que é uma câmara fria?

Uma câmara fria é um espaço com equipamentos que funcionam para garantir a uniformidade de temperatura naquele local.

Geralmente a câmara fria é utilizada para indústrias armazenarem produtos que não podem ter alteração de temperatura, como o caso de carnes e bebidas.

Dessa forma, o uso da câmara fria contribui positivamente para a refrigeração e manutenção da qualidade daquilo que é armazenado em seu interior.

Como funciona uma câmara fria?

Uma câmara fria funciona combinando um compressor, um condensador, evaporadores e ventiladores que combinados garantem a temperatura uniforme no local.

Dessa forma, é possível preservar a qualidade daquilo que é armazenado em seu interior. Geralmente, indústrias utilizam câmara fria com o intuito de armazenar temporariamente aquilo que foi encomendado por seus clientes.

Qual a temperatura ideal para uma câmara fria?

A resposta correta é: depende. Afinal, é preciso considerar qual é o tipo de item que será armazenado na câmara.

Quem armazena bebidas como vinhos, precisa de uma temperatura diferente daquela que armazena carnes.

O tipo de carne também altera a temperatura, por exemplo. Quando se tem objetivo de fazer uma carne dry aged é preciso ter umidade, temperatura e ventilação diferente de um corte de carne convencional.

Por isso mesmo, é interessante observar que cada demanda tem um equipamento ideal. O que faz com que seja relevante entender sua necessidade para ter certeza de que a câmara fria atende com eficiência.

Qual a diferença entre câmara fria e de congelamento?

A câmara fria tem como principal objetivo manter uma determinada temperatura estável. Suponha que você tem um alimento que precisa ser mantido a 18°C, nesse caso, colocá-lo em câmara fria é uma boa pedida.

Justamente com o intuito de manter a temperatura adequada para que o produto não perca qualidade. Todavia, se o objetivo é congelar algo, a câmara fria pode não ser o local ideal.

Uma vez que, a câmara fria pode não atingir uma temperatura tão baixa quando a câmara de congelamento.

O que faz com que seja importante entender a sua demanda de armazenamento, com o intuito de garantir que seja possível manter a qualidade dos produtos que armazena habitualmente.

Itens que precisam manter o congelamento abaixo dos 20 °C costumam precisar de câmara de congelamento.

Ter o suporte de uma equipe especializada e explicar qual é o seu objetivo com a câmara ajudará na escolha do modelo que é mais adequado para sua demanda. Justamente para que seu armazenamento seja eficiente, mantendo o padrão de qualidade desejado para aquilo que irá guardar.

Conclusão

Precisa de uma câmara fria em Sorocaba ? Conte com a JC para que possa ter uma câmara fria ou câmara de congelamento eficiente em seu estabelecimento.

O armazenamento eficiente faz toda a diferença para a manutenção da qualidade de qualquer produto.

Portanto, é importante e relevante ter uma equipe qualificada para orientar sua decisão, esclarecendo os principais pontos sobre a câmara fria que deseja montar.

Afinal, se a sua necessidade é por uma câmara de congelamento, mesmo a melhor câmara fria não será eficiente para te atender. Tendo clareza sobre o que deseja, é possível encontrar a melhor solução para suas instalações.

Além disso, é importante ter o suporte qualificado da JC para a posterior manutenção. Entre em contato e obtenha seu orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *