Como vender energia solar?

Sabia que é possível vender energia solar produzida em excesso em seu imóvel? A maior parte das pessoas não sabem, mas é possível vender energia que é gerada pelo seu sistema.

Muitas pessoas aproveitam essa possibilidade para garantir que o investimento sobre o sistema de energia solar residencial traga resultados mais rápidos.

Afinal, quando se vende o excedente é possível ter o retorno sobre o investimento mais rápido. Nós vamos te explicar mais detalhes sobre o processo, confira tudo a seguir.

É possível vender energia solar?

Sim, é possível vender energia solar produzida em seu imóvel de diferentes formas. Uma das formas é vender por meio dos leilões regulamentados pela ANEEL.

Além disso, também é possível vender no mercado de contratação livre, tornando o seu imóvel uma usina solar. No entanto, a maior parte das pessoas vende o excedente para a rede distribuidora todos os dias, recebendo créditos de energia.

Dessa forma, o imóvel terá um crédito com validade, que poderá ser usado naqueles dias em que está nublado e a produção do sistema é diminuída por causa da incidência menor de luz solar.

Como vender a minha energia solar residencial?

A forma mais prática para vender a energia solar residencial é na verdade “emprestar” o excedente para a rede distribuidora.

Dessa forma, a empresa gera o pagamento de créditos de energia com a validade de até 60 meses para o imóvel. O que faz com que seja possível usar esse crédito naqueles dias em que ocorre uma produção menor de energia ou quando o imóvel passa a consumir mais.

Afinal, a compra de novos equipamentos e até mesmo o aumento da família resultam em consumo maior. Assim como, ocorrem variações no consumo ao longo do ano.

Outra possibilidade que é interessante para donos de imóveis residenciais com ampla área de instalação, é que se adote a geração compartilhada.

Dessa forma, uma pessoa que tem casa na cidade e casa na praia ou um CNPJ que tem dois imóveis pode gerar energia em um local e usar os excedentes no outro imóvel que não tem a instalação fotovoltaica.

Dessa forma, é possível fazer o uso do crédito devido ao fato de que as duas unidades estão no mesmo CPF ou no mesmo CNPJ.

Para tal, é preciso que exista um contrato que permita a transferência dos créditos de energia entre as propriedades.

Remuneração pelo excedente

Quem busca vender de fato a produção excedente pode recorrer aos leilões regulados pela ANEEL, com o intuito de gerar energia e vender para aqueles que buscam fontes alternativas.

Além disso, também é possível vender por meio do ambiente de contratação livre, ganhando recursos daqueles que buscam a compra de energia por meio de produtores que oferecem um custo mais baixo.

Para vender energia solar é preciso que o interessado se associe à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Dessa forma, é possível vender demandas entre 500 kW até 3 MW.

Para que seja possível vender energia solar de forma lucrativa, é importante analisar a potência do sistema e a capacidade de geração, para que possa assumir contratos que realmente poderá cumprir.

Conclusão

Quer montar um sistema de energia solar eficiente? A equipe JC é experiente e te auxilia a montar um sistema eficaz para seu imóvel.

Aqueles que buscam vender energia solar e que desejam ter um sistema rentável devem ser claros na hora de desenvolver o orçamento e o sistema. Justamente para que tenham a capacidade de geração instalada que é ideal para atender sua demanda.

Aproveite que o sistema pode ser ampliado com o passar dos anos, aspecto que faz com que seja possível ter ótimos resultados. Entre em contato, obtenha seu orçamento e aproveite um time qualificado para atender sua demanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *