Energia solar em apartamento é possível?

Quem busca energia solar residencial para instalar em apartamentos, pode aproveitar este tipo de instalação para gerar economia mensal.

Muitas pessoas cometem o equívoco de achar que é impossível usar energia solar residencial em apartamentos. Todavia, é uma instalação benéfica para todos que optam por investir na tecnologia fotovoltaica.

Como funciona a Energia solar em apartamento?

Existem diferentes formas de se viabilizar a energia solar em apartamento. O mais habitual é que o condomínio todo invista na geração distribuída, para que todos possam compartilhar a energia gerada no condomínio.

É comum, por exemplo, instalar um sistema de coberturas para o estacionamento do condomínio usando as placas solares para fazer o sombreamento dos carros.

Dessa forma, é possível ter um sistema que gera energia para todos que investiram nele e ainda proporciona a comodidade de sombrear os veículos.

Usar áreas livres do condomínio para efetuar a instalação é interessante, para que possa aproveitar o máximo potencial do espaço em prol dos moradores.

Afinal, com o crescimento do interesse em reduzir custos familiares, é natural que as pessoas valorizem a iniciativa do condomínio de investir em tecnologias como a energia solar residencial.

Como é feita a instalação da energia solar em apartamento?

Quando não se trata de uma instalação coletiva, é preciso considerar uma série de fatores. Geralmente é preciso analisar a disponibilidade da estrutura do prédio para suportar as placas que o morador deseja instalar.

Além disso, é preciso analisar a regulamentação local e obter autorização para a instalação no condomínio.

O que faz com que seja uma questão que precisa ser discutida com o síndico e que vai apresentar variações dependendo de uma série de fatores.

Em alguns casos, a estrutura do prédio não suporta o peso. Portanto, é preciso ter cautela antes de solicitar qualquer tipo de instalação de energia solar em apartamento.

Posso efetuar a instalação das placas na minha sacada?

Alguns moradores do condomínio gostariam de instalar placas fotovoltaicas na área da sacada de seus apartamentos.

Sem dúvidas, é uma boa ideia. Todavia, é preciso analisar se o local realmente recebe sol suficiente para que a instalação valha a pena.

Além disso, voltamos a cair nas questões relativas às autorizações para que a instalação seja viabilizada.

Portanto, é importante conversar com o síndico antes de tomar qualquer tipo de decisão, com o intuito de evitar problemas e prejuízos.

Geração de energia solar em outro endereço para usar no apartamento

Quem mora em condomínio que não viabiliza a produção de energia solar no imóvel, pode usar uma outra propriedade da família para gerar energia limpa.

Dessa forma, é possível usar o telhado da casa de algum parente, por exemplo, para fazer a instalação e aproveitar a possibilidade de gerar energia para seu imóvel.

Todavia, nesses casos é importante analisar os custos e as questões legais envolvidas, para identificar se efetivamente vale a pena contar com a geração de energia em um endereço diferente do seu.

Quando se fala em energia solar residencial, existem muitas possibilidades que podem ser aproveitadas. De modo que, o imóvel possa ser diariamente abastecido por energia limpa, trazendo redução de custos e de emissão de poluentes.

Conte com a equipe JC

Seja qual for a alternativa encontrada para viabilizar a produção de energia solar residencial conte com a equipe JC.

Nossos profissionais são experientes, capacitados e atuam em condomínios e residências. Ter uma equipe qualificada efetuando a instalação faz toda a diferença para que se tenha uma produção de energia capaz de suprir a demanda dos imóveis.

Conheça nossas soluções e tenha uma equipe técnica responsável e experiente desenvolvendo seu projeto fotovoltaico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *