Energia solar no verão: ela funciona melhor nessa época do ano?

É natural achar que a energia solar no verão é mais eficiente. Afinal, é uma época do ano com maior radiação solar, o que poderia favorecer a produção de energia limpa.

Mas será que na prática, é isso mesmo que acontece? Entender como o clima interfere na geração de energia solar é importante, para que possa ter um uso mais consciente de seu sistema fotovoltaico.

Nós trouxemos dicas e informações úteis, para que saiba como a energia solar no verão pode trazer benefícios para seu imóvel.

Como o clima interfere na geração de energia solar?

A energia solar é gerada a partir do momento em que a radiação solar excita os fótons presentes na placa solar fotovoltaica.

Por isso mesmo, é comum e natural que o período de verão seja responsável por uma produção de energia maior. Tendo em vista que, são dias de céu limpo, intensa radiação solar e o sistema bem posicionado irá captar essa radiação, gerando mais energia.

Além disso, também é comum que os dias de verão tenham mais horas de sol em algumas regiões do país. Nestas cidades o dia parece ter horas a mais que o comum para a região em outras estações.

É por isso, inclusive, que no período de verão era comum termos o horário de verão. Afinal, o dia amanhecia mais cedo e o sol se punha mais tarde.

Como a energia solar no verão traz benefícios?

Usar energia solar no verão traz inúmeros benefícios para o imóvel, como é o caso de:

1.   Alta produção

Durante o verão, seu sistema terá uma produção de energia muito maior que em outros períodos do ano, principalmente quando comparado ao inverno.

Afinal, os dias de sol pleno, sem nuvens no céu são propícios para uma produção de energia limpa mais eficiente.

2.   Economia

A alta na produção de energia solar no imóvel durante o verão contribui para a economia diária no imóvel.

Tendo em vista que, poderá gerar créditos para usar ao longo de outras estações do ano. Bem como, gera energia suficiente para cobrir uma eventual alta de consumo durante o verão. Uma vez que, é comum ter maior consumo de energia atrelado ao calor.

3.     Possibilidade de geração de créditos

Um dos pontos interessantes para quem tem um sistema solar fotovoltaico é que é possível gerar energia a mais durante o dia que se tornam créditos junto a concessionária de energia da cidade.

Dessa forma, os dias nublados e chuvosos são compensados, evitando que a conta dispare no inverno, por exemplo. Afinal, o usuário terá créditos que poderá usar para consumir energia durante os momentos em que o sistema está gerando menos energia.

4.   Conforto no imóvel

Ter energia solar no verão é interessante para ajudar a passar pela época de maior calor, sem desconforto no uso do imóvel.

Afinal, o sistema é projetado para gerar economia de acordo com o histórico de energia que é habitualmente consumida no imóvel. Dessa forma, é possível usar ventilador, condicionador de ar e outros equipamentos para trazer maior conforto sem que a conta de luz dispare.

Por que instalar o sistema de energia solar no verão?

A verdade é que a instalação trará bons resultados durante o ano todo. No entanto, ao instalar seu sistema no verão, é possível aproveitar a energia gerada para ter conforto no uso do imóvel.

Além disso, o sistema poderá gerar créditos para compensar eventuais perdas de eficiência ocasionadas pelas alterações climáticas ao longo do ano.

Portanto, o verão é um ótimo período para entrar em contato com a equipe JC para ter sua instalação realizada, visando produzir a própria energia limpa todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *