Energia solar residencial vale a pena em 2024?
Você está se perguntando se o investimento em energia solar residencial ainda é uma boa opção? Com as recentes mudanças nos impostos do setor, muitos consumidores ficaram com dúvidas.
Nós entendemos suas preocupações e sabemos que essas mudanças podem parecer confusas. No entanto, a energia solar continua sendo uma alternativa atraente para quem busca economia e sustentabilidade.
Quer saber se vale a pena investir em energia solar residencial em 2024? Nós trouxemos informações para te ajudar a tomar a melhor decisão.
Energia solar residencial: um sistema que valoriza o imóvel
O primeiro ponto de reflexão sobre o investimento em energia solar residencial é que se trata de um investimento que valoriza sua propriedade.
Por isso mesmo, é uma aquisição que é interessante do ponto de vista financeiro, trazendo benefícios não só para a economia mensal com a conta de energia, como também proporciona um ganho expressivo para o valor do imóvel.
Além disso, é uma aquisição que pode ser feita por meio de financiamento, para facilitar a quitação do valor total do investimento no sistema fotovoltaico.
O que faz com que seja um sistema que está cada vez mais acessível, viabilizando que mais consumidores ao redor do país tenham acesso ao sistema.
Economia mensal com a conta de luz
Além de valorizar o imóvel, a aquisição de um sistema solar fotovoltaico é benéfica para o dono do imóvel por viabilizar economia mensal com a conta de luz.
Dependendo do porte do projeto é possível obter retorno total sobre o investimento feito para obter o sistema solar fotovoltaico em 5 a 7 anos.
Considerando que o sistema tem vida útil de aproximadamente 25 anos, é possível garantir 20 a 18 de uso do sistema solar fotovoltaico gerando economia diária para o imóvel e já completamente quitado.
Portanto, são aproximadamente 20 a 18 anos com um sistema que apenas gera economia mensal, mantendo a conta de energia até 95% abaixo do preço que era pago antes de investir no sistema.
O que acontece com o sistema de energia solar residencial após 25 anos de uso?
É muito comum ter a crença de que após 25 anos de uso do sistema solar fotovoltaico deixa de ser útil.
Quando na verdade, o que acontece é que o sistema perde progressivamente sua capacidade de geração de energia.
Por isso, a partir de 25 anos de uso o sistema poderá perder uma parte de sua eficiência. O que faz com que seja possível recorrer a diferentes estratégias, como o caso de adicionar uma nova placa ao sistema.
De modo que, possa adaptar a geração de energia para as novas necessidades de seu imóvel. Afinal, é natural que a demanda de energia aumente com o passar dos anos, devido às mudanças de uso de equipamentos elétricos pela família que reside no imóvel.
A troca de um carro a gasolina para um elétrico, por exemplo, poderia justificar o aumento do número de placas usadas no sistema fotovoltaico para aumentar a geração de energia limpa.
Todavia, mesmo que opte por não fazer trocas de placas, o sistema continuará gerando energia por muito mais que meros 25 anos.
Aproveite a energia solar residencial com a JC
Agora que já sabe que o sistema de energia solar residencial vale a pena, aproveite para contar com a nossa equipe e ter um sistema personalizado com instalação de qualidade.
Ter uma equipe capacitada para dimensionar seu sistema fotovoltaico faz toda a diferença, para que possa ter alta qualidade em seu imóvel.
Afinal, a geração de energia depende diretamente de um projeto bem dimensionado para a necessidade de geração apresentada pelo imóvel.
Seja um projeto residencial ou comercial, é preciso ter uma equipe com expertise cuidando do projeto, para garantir a eficácia esperada.
Entre em contato conosco, obtenha seu orçamento e garanta uma equipe qualificada lidando com o seu projeto de energia solar residencial.